Política

Polémica com escolha de Guilherme Aguiar para Gaia

Polémica com escolha de Guilherme Aguiar para Gaia

José Guilherme Aguiar foi aprovado pelo PSD de Vila Nova de Gaia para ser o candidato à Câmara local, presidida pelo social-democrata Luís Filipe Menezes.

A decisão da concelhia liderada por Luís Filipe Menezes foi tomada ontem e segue agora para ratificação pelas estruturas distrital e nacional do PSD.

O processo da escolha está, no entanto, a merecer críticas. Enquanto presidente da concelhia do PSD/Gaia, Menezes sujeitou a voto secreto o nome de José Guilherme Aguiar que, na primeira contagem, não teve um resultado "muito claro" o que obrigou a uma "segunda votação", explicou à Lusa fonte próxima do processo.

A segunda volta terminou num empate entre os votos contra e a favor de José Guilherme Aguiar, tendo Luís Filipe Menezes alegado direito a voto de qualidade para desempatar a votação secreta.

"Tenho que respeitar a decisão da comissão política que, na minha interpretação, não decidiu nada [porque] houve um empate", contou à Lusa Firmino Pereira, atual vice-presidente da Câmara de Gaia e um dos putativos candidatos à autarquia. "Acho dúbia a posição", afirmou Firmino Pereira, que não chegou a ver votada a proposta do seu nome para candidato à Câmara de Gaia e que aguarda agora "esclarecimentos" por parte da comissão política concelhia.

A proposta incluía a recomendação de 14 presidentes de juntas de freguesia de Gaia do PSD a apresentar Firmino Pereira como "melhor candidato", disse um dos signatários, para quem em processo de votação secreta não pode existir um voto de qualidade.

José Guilherme Aguiar foi cabeça-de-lista pelo PSD à Câmara de Matosinhos nas últimas autárquicas, mas viu ser-lhe retirada a confiança política em 2010 depois de ter chegado a um acordo com o presidente da autarquia, o socialista Guilherme Pinto.

Um comunicado da concelhia, assinado pelo secretário-geral Abílio Leite, dá como certa a aprovação do nome de José Guilherme Aguiar.

Guilherme Aguiar já foi presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo e vereador do Desporto em Gaia, tendo desempenhado, ainda, as funções de presidente da Liga Portuguesa de Futebol.

O PS também já escolheu o seu candidato em Gaia, o sociólogo e professor universitário Eduardo Vítor Rodrigues, ex-presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.