O Jogo ao Vivo

Política

Presidente sacode a água do capote

Presidente sacode a água do capote

Cavaco Silva não vai dar qualquer passo para resolver a crise política, transferindo a responsabilidade da resolução do problema para o Parlamento. Ou seja, como diz o povo, sacode a água do capote.

A cerimónia de tomada de posse de Maria Luís Albuquerque e dos seus secretários de Estado, quando já era publicamente conhecida, há duas horas, a demissão de Paulo Portas, foi o sinal mais expressivo da ausência de vontade do presidente da República de assumir que está instalada uma crise política. Quando era expectável que a posse fosse, pelo menos, adiada, os novos membros do Governo assumiram funções sem saber por quanto tempo.

O episódio da tomada de posse, ainda que caricato, não foi o único sinal da passividade pública que o chefe do Estado exibiu esta terça-feira, já que afirmou, também, que não podem os partidos esperar "que sejam outros a fazer aquilo que a eles compete".

"Uma força política que queira afastar o Governo, o que tem de fazer, nos termos da Constituição, é apresentar uma moção de censura e conseguir convencer a maioria dos deputados em efetividade de funções a votar favoravelmente". Foi o recado que dirigiu a Seguro, que hoje irá a Belém pedir eleições antecipadas, fazendo eco da opinião de toda a Oposição. Cavaco não disse, porém, que a Constituição também lhe confere o poder de dissolver a Assembleia da República, em caso de estar em causa o regular funcionamento das instituições.

As declarações de presidente aos jornalistas, cerca das 15.30 horas, numa cerimónia pública fora do Palácio de Belém, foram proferidas ainda antes de ser conhecida publicamente a demissão de Portas. Segundo, fonte de Belém, não tinha ainda sido informado da atitude do líder do CDS. Ou seja, foi passada a ideia de que Cavaco foi dos últimos a saber o que se estava a passar, mas não se ouviram da sua boca queixas de falta de lealdade política, como as que dirigiu ao ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG