PS

PS recusa convite de Passos para a reforma da Segurança Social

PS recusa convite de Passos para a reforma da Segurança Social

O secretário-geral do PS, António José Seguro, recusou o convite feito pelo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, aos socialistas, para que participem na reforma da Segurança Social.

"A resposta é claramente um não ao primeiro-ministro", afirmou António José Seguro, este sábado, em Sines, numa declaração aos jornalistas.

O líder do PS disse que o "desafio" de Passos Coelho "não pode ser levado a sério", tendo em conta "o momento e a forma como foi feito".

PUB

"Está na altura de dizer ao PS que estamos disponíveis antes das eleições para firmar uma reforma da Segurança Social que tenha o contributo do PS, dado que este é um problema nacional", frisou Passos Coelho, na sexta-feira à noite, perante os cerca de 2600 militantes e simpatizantes que estiveram na festa do PSD no Pontal, em Quarteira.

Para António José Seguro, este tipo de reformas deve ser feito "no início das legislaturas e não no final".

Seguro garantiu que "antes das próximas eleições legislativas, o PS irá apresentar as linhas gerais de uma reforma da Segurança Social".

Aos jornalistas, o líder do PS revelou "três linhas fortes" da proposta do partido. "Em primeiro lugar, [dar] prioridade à economia, porque é daí que gera a riqueza para garantir a sustentabilidade das pensões, das reformas e da Segurança Social", disse.

Em "segundo lugar", António José Seguro, referiu o "não ao plafonamento das contribuições para a Segurança Social", já que "isso induziria e iria criar uma Segurança Social para ricos e outra para pobres".

"Em terceiro [lugar], nós somos favoráveis, mas isto tem que ser baseado em estudos e elementos palpáveis e não num 'diz que disse', a um acelerar da convergência do sistema público de pensões para o sistema geral", afirmou.

Seguro garantiu que o partido irá "concretizá-la [a proposta] ainda mais em vésperas do próximo ato eleitoral, para que os portugueses saibam com clareza o que propõe o PS".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG