secretas

PSD e CDS chumbam recurso do PCP para ouvir Passos sobre 'secretas'

PSD e CDS chumbam recurso do PCP para ouvir Passos sobre 'secretas'

O recurso do PCP sobre a decisão da presidente da Assembleia da República de que o primeiro-ministro não é obrigado a comparecer em comissão para ser ouvido sobre as secretas foi chumbado pela maioria parlamentar PSD/CDS, esta sexta-feira.

As bancadas do PS, do PCP, do BE e do PEV votaram a favor do recurso para plenário dos comunistas da decisão da Mesa da Assembleia da República.

O PCP tinha requerido potestativamente a presença de Passos Coelho em sede de comissão parlamentar para responder a questões sobre o funcionamento e eventuais reformas dos serviços de informações da República Portuguesa.

O CDS propõs, durante o debate sobre o recurso, que o PCP marque um debate de urgência sobre as secretas, considerando que desta forma o Governo poderá prestar todos os esclarecimentos sobre a matéria sem limite de tempo.

Telmo Correia, do CDS, defendeu que os comunistas invocam "apenas perguntas políticas" a colocar a Passos Coelho, que podem ser colocadas em plenário, não havendo necessidade de uma comissão à porta fechada.

O deputado democrata-cristão lembrou que o primeiro-ministro vai ao Parlamento e responde aos deputados nos debates quinzenais, acrescentando que se o modelo destas interpelações, com tempos limitados para as perguntas e respostas não serve ao PCP, então os comunistas podem solicitar um "debate de urgência", podendo o plenário passar "toda a tarde" a esclarecer estas matérias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG