Política

PS/Porto acusa Governo de mentir sobre queda de desemprego no Norte

PS/Porto acusa Governo de mentir sobre queda de desemprego no Norte

A Distrital do PS/Porto acusou, esta segunda-feira, o Governo de mentir sobre os dados de desemprego no Norte e repudiou a "propaganda" e a "demagogia" feitas com base num relatório elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

"A informação recentemente lançada na opinião pública pelo Governo, a propósito do relatório Norte Conjuntura e relativa ao último trimestre de 2013, é um exercício de propaganda, desinformação e demagogia", ataca um comunicado sobre "as mentiras do governo sobre o Norte" emitido pelo gabinete do presidente da Federação Distrital do Porto do PS.

Em causa está o relatório trimestral Norte Conjuntura elaborado pela CCDR-N, divulgado no passado sábado, e segundo o qual a taxa de desemprego "caiu" na região Norte nos últimos três trimestres de 2013.

O relatório indicava ter havido uma descida da taxa de desemprego na região Norte entre o terceiro trimestre de 2013 e o quarto (de 16,6% para 16,4%), seguindo uma tendência já verificada desde abril.

"O Secretariado da Federação Distrital do Porto do PS repudia as tentativas de manipulação da opinião pública e sublinha que, tragicamente, o desemprego continua a aumentar na região Norte e a criação de empregos tem vindo a diminuir", salientam esta segunda-feira os socialistas.

Segundo o PS/Porto, este distrito é "a área mais afetada pela destruição de emprego", assinalando que no quarto trimestre de 2013, o Porto e a Maia "surgem no topo dos concelhos onde o desemprego mais cresceu".

Os socialistas sublinham ainda "mais surpresas negativas neste relatório", como: "o desemprego de longa duração mantém-se em níveis historicamente elevados, atingindo 65,2% dos desempregados".

Uma "leitura atenta" do documento permitiu ainda ao PS/Porto concluir que "o emprego na região diminuiu 4,4%, logo e consequentemente, o desemprego aumentou", atingindo os 35,2% entre os jovens, no quarto trimestre de 2013.