Política

Sarkozy garante que a Europa já não está à beira do abismo

Sarkozy garante que a Europa já não está à beira do abismo

O presidente francês, Nicolas Sakozy, afirmou, este domingo, que as medidas de austeridade impostas para acabar com a crise financeira na Europa finalmente começaram a fazer efeito.

Falando numa intervenção transmitida em simultâneo por vários canais de televisão franceses, Sarkozy afirmou que a "Europa já não está à beira do abismo" e que "os elementos de uma estabilização da situação financeira no mundo e [em particular] na Europa estão em marcha".

No caso de França, Sarkozy afirmou que o défice público desceu mais do que o previsto em 2011 para 5,3 por 5,4 por cento do PIB.

"Estamos exatamente na nossa trajetória de redução do défice", disse.

Sarkozy falava na véspera da cimeira europeia informal desta segunda-feira, que reunirá os chefes de Estado e governo dos 27 Estados-membros da União Europeia, chamados a finalizar um projecto de pacto para reforçar a disciplina orçamental na zona euro.

Sarkozy, anunciou ainda a criação de uma taxa sobre transações financeiras de 0,1 por cento e uma subida de 1,6 da taxa normal IVA que passa de 19,6 para 21,2 por cento.

Foi tomada a "decisão de criar uma taxa sobre transações financeiras", declarou Sarkozy na intervenção na televisão, acrescentando esperar que a medida, aplicável a partir de Agosto, possa vir a ser seguida por outros países europeus.

PUB

O aumento do IVA estará em vigor a partir de 1 de Outubro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG