Política

Secretário de Estado da Energia deixa Governo de Passos

Secretário de Estado da Energia deixa Governo de Passos

Henrique Gomes, secretário de Estado da Energia, saiu do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, por motivos de "índole pessoal e familiar", avançou fonte governamental.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já propôs ao Presidente da República a substituição de Henrique Gomes por Artur Trindade, diretor de Custos e Proveitos da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE).

Henrique Gomes, antigo administrador da REN e da Gás de Portugal, deixa o Governo após nove meses em funções.

Esta é a primeira 'baixa' no XIX Governo Constitucional desde a tomada de posse a 21 de junho de 2011 e acontece no Ministério da Economia e do Emprego, tutelado por Álvaro Santos Pereira, um dos ministros que têm estado no centro da polémica sobre a tutela dos fundos comunitários.

Na sexta-feira, questionado sobre a possibilidade de Álvaro Santos Pereira ocupar o lugar de embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), avançada pelo jornal "i", o primeiro-ministro respondeu que não estava "em mira qualquer substituição de nenhum membro do Governo".

"O ministro Álvaro Santos Pereira está a fazer um bom trabalho à frente do Ministério da Economia e não tenciono prescindir dele", disse durante uma conferência de imprensa, no final de um encontro com o chefe do Executivo da Suécia, Fredrik Reinfeldt, na sede do Governo, em Estocolmo.

Artur Trindade, mestre em Economia pela Universidade de Kent, no Reino Unido, e diretor de Custos e Proveitos da ERSE, teve a seu cargo a aplicação de metodologias de regulação económica às empresas dos setores elétrico e do gás natural, incluindo o cálculo da taxa de remuneração dos ativos, a implementação e a monitorização de incentivos à gestão eficiente das atividades reguladas e a monitorização dos custos com a Manutenção do Equilíbrio Contratual, dos sobrecustos com as energias renováveis, cogeração e com o financiamento dos sistemas elétricos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG