O Jogo ao Vivo

Política

Sócrates acusa Passos de "faltar à verdade"

Sócrates acusa Passos de "faltar à verdade"

Visivelmente incomodado com o desmentido do primeiro-ministro sobre o convite que lhe dirigiu, em 2010, para a formação de um Governo de coligação, José Sócrates aproveitou o espaço de comentário político, na RTP, no domingo à noite, para voltar a desdizer Pedro Passos Coelho.

"Eu convidei várias vezes o doutor Passos Coelho, quando [ele] era líder da Oposição, para fazer um Governo de coligação. Fiz isso não uma, mas várias vezes. Se disser o contrário está a faltar à verdade", frisou.

Foi na terça-feira, em entrevista à TSF, que José Sócrates confessou ter convidado o atual primeiro-ministro para formar um Governo que enfrentasse o agravamento da crise das dívidas públicas, quando já havia problemas de financiamento.

Dois dias depois, o social-democrata Ângelo Correia confirmava ao jornal "Público" ter sido sondado por Luís Amado [ex-ministro dos Negócios Estrangeiros] para interceder junto de Passos, para saber se estaria disponível para acordar um Governo.

"Ângelo Correia teve a decência de confirmar", afirmou José Sócrates, acrescentando que não só confirmou o convite, como a conversa que houve. Passos negou, na sexta-feira, qualquer convite.

"A bem da verdade histórica, fiz tudo o que estava ao meu alcance. O primeiro-ministro achava que a coligação entre os dois partidos poderia fazer subir os extremos. Isso é um cliché", criticou.

Mas José Sócrates foi mais longe ao sublinhar "que não é a primeira vez que o primeiro-ministro dá respostas convenientes", fugindo às questões. Deu como exemplo o malogrado PEC IV, que mostrou a Passos antes de levar o documento a Bruxelas.

PUB

"Não foi apenas um encontro. Tivemos uma longa conversa", explicou. Ainda assim, "permitiu, durante semanas, que o seu partido fizesse uma campanha contra mim, por não ter falado do PEC IV ao PSD", disse. "O doutor Passos Coelho acha que são coisas do passado. Mas é um passado que explica muitas coisas", rematou Sócrates, deixando antever que ainda tem segredos por revelar .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG