PSD, PS e CDS-PP realizaram, esta sexta-feria, a "oitava reunião do processo de diálogo interpartidário" no sentido de alcançar o compromisso de salvação nacional proposto pelo Presidente da República, num comunicado sem referência a próximas reuniões.
"Realizou-se hoje a oitava reunião do processo de diálogo interpartidário iniciado no dia 14 de julho de 2013, com vista a alcançar um compromisso de salvação nacional", refere o comunicado final emitido pelos três partidos.
No comunicado não consta qualquer referência a uma próxima reunião entre os três partidos.
Entretanto, o Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou abertura a receber os partidos, ainda esta sexta-feira. Disse à Lusa fonte de Belém que Cavaco não tem agenda pública para hoje, mas tem "trabalho de gabinete e pode receber personalidades".
A questão foi colocada pela Lusa, depois de a oitava reunião entre PSD, PS e CDS-PP com vista ao "compromisso de salvação nacional" pedido pelo Presidente da República ter terminado e no comunicado não haver qualquer referência a futuras reuniões nem ao andamento das conversações.
Cavaco Silva regressou, à hora de almoço, de uma visita de dois dias às Ilhas Selvagens e, na quinta-feira, em declarações aos jornalistas disse que, quando regressasse a Lisboa, teria a "porta aberta", sublinhando o seu empenho em que seja alcançado "o melhor acordo".
Segundo o documento dos partidos, a delegação do PSD foi liderada, como habitualmente, por Jorge Moreira da Silva e integrando Miguel Poiares Maduro e Carlos Moedas, a do PS por Alberto Martins e integrando Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar e a do CDS-PP por Pedro Mota Soares e integrando Miguel Morais Leitão.
Nesta reunião esteve presente novamente o assessor da Presidência da República e antigo ministro da Educação do Governo de Durão Barroso, David Justino.