Política

"Vamos encontrar" solução, diz Machete sobre relação entre Portugal e Angola

"Vamos encontrar" solução, diz Machete sobre relação entre Portugal e Angola

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, descartou, esta quarta-feira, responsabilidades na situação da relação entre Portugal e Angola e afirmou que vai ser encontrada uma solução para esta matéria.

À chegada à Cidade do México, onde acompanha uma visita oficial do primeiro-ministro, questionado se vai ser encontrada uma solução para o problema com Angola, o ministro respondeu: "Vamos encontrar, vamos".

Interrogado se entende que tem responsabilidades na atual situação da relação entre Portugal e Angola, Rui Machete disse que não.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, remeteu declarações à comunicação social para mais tarde.

Na terça-feira, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, considerou que "o clima político atual" da relação entre Portugal e Angola "não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada" entre os dois países.

Ainda na terça-feira e em reação a estas palavras, o Governo português manifestou surpresa com as palavras do presidente angolano sobre a relação entre Portugal e Angola e reiterou a importância e o "alcance estratégico" que tem atribuído a esse relacionamento bilateral.

Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral, anunciada em fevereiro pelo então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG