Política

Velório de Miguel Portas decorre sábado, em Lisboa

Velório de Miguel Portas decorre sábado, em Lisboa

O velório do eurodeputado Miguel Portas decorre, no sábado, no Palácio Galveias, em Lisboa, seguindo-se, no domingo, uma sessão evocativa no S. Luiz e uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, disse à Lusa fonte familiar.

O velório do eurodeputado Miguel Portas, que morreu terça-feira na Bélgica, vai decorrer a partir das 15 horas de sábado no Palácio das Galveias, em Lisboa, até ao final da tarde.

No domingo, realiza-se uma sessão pública evocativa no Teatro S, Luiz organizada pelo Bloco de Esquerda.

Também no domingo vai realizar-se, às 17.30 horas, uma missa, mandada celebrar pela mãe de Miguel Portas, Helena Sacadura Cabral, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que foi projetada pelos arquitetos Nuno Portas, pai do deputado europeu do Bloco de Esquerda, e por Nuno Teotónio Pereira, no início dos anos 1970, disse à Lusa a mesma fonte familiar referindo que a cerimónia religiosa vai ser celebrada pelo padre Peter Stilwell.

O Parlamento Europeu realiza uma cerimónia em memória de Miguel Portas no dia 10 de maio, em Bruxelas.

Miguel Portas, economista, político e jornalista foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda, morreu na terça-feira à tarde, aos 53 anos, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de cancro.

Em 2004, tornou-se o primeiro deputado a ser eleito pelo Bloco para o Parlamento Europeu, onde trabalhava até agora, integrado no Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL), a sexta maior família política da assembleia europeia, na qual Portugal é o terceiro país mais representado (a seguir a Alemanha e França), com dois deputados do Bloco e outros tantos do PCP.

PUB

A cremação vai decorrer de forma privada, apenas na presença da família.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG