Carnaval

Verdes querem que Carnaval seja feriado obrigatório

Verdes querem que Carnaval seja feriado obrigatório

O partido ecologista Os Verdes entregou, esta terça-feira, no Parlamento um projeto de lei que altera o Código do Trabalho de forma a consagrar o Carnaval como feriado obrigatório, considerando que esta é uma tradição que já está institucionalizada.

"O que se pretende é instituir a terça-feira de Carnaval no elenco dos feriados obrigatórios", explicou o deputado José Luís Ferreira, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Recordando que no Código do Trabalho o Carnaval aparece como sendo um feriado facultativo, o deputado de Os Verdes justificou a proposta de consagrar a terça-feira de Entrudo como feriado obrigatório com a "tradição" que já existe.

"O Carnaval tem muita tradição em Portugal, está já interiorizado pelas pessoas como sendo um feriado, está institucionalizado", vincou, lembrando que em anos anteriores, nos despachos do Governo que concedem a tolerância de ponto para a terça-feira de Entrudo, era sempre referido que a decisão visava "acompanhar a dinâmica económica e social" existente.

"A expetativa que está criada nos portugueses é de facto que o Carnaval seja feriado, programam para esse dia uma saída em família ou com os amigos exatamente porque estão a contar com o feriado", acrescentou o deputado de Os Verdes.

Além disso, acrescentou, o calendário escolar também contempla a terça-feira de Carnaval como um feriado e até a brigada da GNR tem uma "operação Carnaval" por esta altura.

O deputado José Luís Ferreira destacou ainda o facto de 76% dos municípios terem optado por dar tolerância de ponto neste dia.

"Não faz muito sentido deixar nas mãos do Governo que uma semana ou duas antes do Carnaval se acabe por frustrar a expetativa dos portugueses, acabe por desfraldar os investimentos de operadores turísticos e também dos municípios que investem no Carnaval", declarou.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG