O Jogo ao Vivo

Vitor Gaspar

Vítor Gaspar vai a Dublin pedir apoios para regressar ao mercado de dívida pública

Vítor Gaspar vai a Dublin pedir apoios para regressar ao mercado de dívida pública

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse, esta quarta-feira, que irá a Dublin procurar apoio oficial para o regresso pleno de Portugal ao mercado de dívida pública.

Numa curta intervenção no início da conferência "Os novos padrões internacionais do GAFI sobre a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo: inovações e desafios", organizada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Vítor Gaspar explicou que segue já esta quarta-feira para a capital irlandesa onde se realizarão as reuniões do Eurogrupo e do Ecofin na sexta-feira e sábado.

"Procurarei mobilizar apoio oficial para o processo de regresso pleno ao mercado de obrigações por parte da República Portuguesa. Em tudo isto beneficiarei do apoio do senhor governador do Banco de Portugal", afirmou Vítor Gaspar na conferência que decorre em Lisboa.

PUB

As declarações do ministro seguem um dia depois de ser conhecida uma recomendação da "troika" em relação à extensão das maturidades de alguns dos empréstimos europeus associados ao resgate de Portugal - que propõe uma extensão de sete anos - e poucos dias após a decisão do Tribunal Constitucional, que chumbou quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

Este "chumbo" deixa um "buraco" nas contas de 1326 milhões de euros líquidos, segundo as contas do Ministério das Finanças.

O governante disse ainda que os ministros discutirão temas como "a integração financeira na Europa, a União Bancária e o processo de ajustamento na área do euro".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG