O Jogo ao Vivo

prisões

Fuga de reclusos da prisão de Leiria vai ser alvo de inquérito

Fuga de reclusos da prisão de Leiria vai ser alvo de inquérito

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais anunciou, esta segunda-feira, a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias que permitiram, no domingo, a fuga de dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria.

Numa nota enviada à agência Lusa, aquela direção-geral informa que foi "mandado instaurar um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, que é coordenado por magistrado do Ministério Público, para apurar as circunstâncias da ocorrência".

A mesma nota explica que "a evasão ocorreu a partir do espaço celular e os reclusos, com 24 e 23 anos, encontram-se condenados por diversos crimes patrimoniais (furto, furto qualificado, roubo e condução de veículo sem habilitação legal), a penas que totalizam, respetivamente, 12 e 10 anos".

A direção-geral esclarece que "esta é a quarta evasão (uma delas ocorreu a partir de instituição de saúde não prisional) verificada no decurso deste ano no sistema prisional, estando unicamente por recapturar os dois evadidos de ontem [domingo]".

Esta entidade garante ainda que o Estabelecimento Prisional de Leiria "está com uma ocupação aquém da sua capacidade de acolhimento".

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, "como sucede em situações similares, a ocorrência foi de imediato comunicada à PSP e à GNR, estando a envidar-se todos os esforços para a recaptura dos dois evadidos".

Os guardas deram pela fuga de ontem às 18.30 horas, quando chamavam os reclusos para jantar. Mas não teriam fugido há muito tempo, pois, cerca das 17 horas, os dois jovens tinham sido vistos por um elemento da guarda prisional.

Os Serviços Prisionais, GNR e PSP colocaram-se em campo imediatamente, batendo as redondezas e locais onde poderiam ter apanhado um transporte para saírem de Leiria, mas sem sucesso.

AS autoridades continuam "a tentar localizar e recapturar" os foragidos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG