segurança

Matrículas de carros descaraterizados da PSP e da GNR mostradas no Facebook

Matrículas de carros descaraterizados da PSP e da GNR mostradas no Facebook

Centenas de matrículas de carros descaraterizados da PSP e da GNR usados no trânsito e na chamada "caça à multa" foram divulgados, este sábado, no Facebook, através do Anonymous Portugal e do SideKingdom 12, naquilo que parece ser mais uma ação de pirataria informática. Recorde-se que vários serviços estatais têm vindo a ser atacados desde o dia 25 de abril, em particular o MP, o que está a ser investigado pela PJ.

A listagem divulgada este sábado está organizada por ordem alfabética e pormenoriza as marcas, as cores dos veículos e a área de intervenção, mas não discrimina se são viaturas da PSP ou da GNR. Daí que, a ter havido uma ação ilícita, não terá atingido a PSP ou a GNR, mas um serviço do Estado onde os dados estejam centralizados.

A GNR, confrontada pelo JN, esclareceu estar a "avaliar o caso", o mesmo acontecendo com a PSP, que acrescentou "não haver consequências operacionais. Há mais de um ano que divulgamos as datas e locais onde vamos fazer as fiscalizações e nem por isso deixamos de apanhar infratores". Por outro lado, os "carros são comprados por concurso público, o que torna todos os dados transparentes".Ontem também, no Facebook, o Anonymous foi acusado de "plágio" pelo Radares de Portugal, que reivindica já ter antes divulgado uma listagem similar.

Conteúdo Patrocinado