segurança

Melhor cliente da STCP era carteirista

Melhor cliente da STCP era carteirista

Um carteirista foi, em 2009, o melhor cliente da STCP. Pela quantidade de validações que efectuou, foi distinguido durante a Semana Europeia da Mobilidade. O ego terá falado mais alto e deixou-se fotografar, sendo mais tarde reconhecido.

A história deste "passageiro frequente" da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), que era titular de um passe mensal, foi contada, esta segunda-feira, pela presidente do Conselho de Administração da empresa, Fernanda Meneses. A responsável da STCP falava durante uma acção de sensibilização para os furtos de carteiras nos transportes públicos, que decorreu nas paragens junto ao Hospital de S. João.

O cliente-carteirista foi citado como exemplo da cooperação estreita entre a PSP e a STCP, que resultou, também em Junho do ano passado, na detenção de duas mulheres e um homem que pretendiam agredir um motorista da empresa no interior do autocarro, parado na Alameda das Antas.

Mercê de um protocolo com a PSP, a Central de Controlo da empresa tem uma ligação rápida ao 112 o que tem permitido agilizar a actuação da Polícia. "Transportamos centenas de milhares de pessoas e elas precisam de sentir segurança. Esta acção contra os carteiristas é outra vertente, pois as pessoas são demasiado descuidadas", referiu Fernanda Meneses.

Precauções

Para a PSP, esta segunda-feira marcou o arranque da Operação Festas Felizes, que decorrerá até ao próximo dia 1. "Vamos ter um dispositivo reforçado e, no âmbito do protocolo com a STCP, desenvolvemos estas acções. Os primeiros resultados são animadores, pois registamos menos furtos por carteiristas (1367, neste ano, contra 1600 em 2010) e menos roubos. Passaram dos 84 para os 63", referiu Pedro Moura, chefe da Área Operacional da PSP Porto.

Outras Notícias