Sociedade

Açores sob aviso laranja devido ao mau tempo

Açores sob aviso laranja devido ao mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou, esta quarta-feira, sob aviso laranja o arquipélago dos Açores, devido à chuva e vento, uma semana depois do mau tempo que assolou o arquipélago, causando a morte a três pessoas.

De acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todas as ilhas do arquipélago dos Açores estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros, vento forte e agitação marítima.

Na passada quarta-feira à noite, três homens morreram, dois deles irmãos, na freguesia de Faial da Terra, na ilha de S. Miguel, nos Açores, na sequência de um deslizamento de terras que soterrou total ou parcialmente três casas.

Uma das vítimas, um homem de 47 anos deu a vida pela filha, de quatro anos, ao abraçá-la, protegendo-a da derrocada de lama e pedras.

As ilhas do Grupo Ocidental (Corvo e Flores) estão sob aviso laranja entre as 18 horas de quarta-feia e as 15 horas de quinta-feira, devido à agitação marítima e ao vento forte.

Para Santa Maria e São Miguel, do Grupo Oriental, está emitido um aviso laranja entre as 7 horas de quarta-feia e as 15 horas de quinta-feira, devido à chuva, vento e estado do mar.

As ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico, Grupo Central, estão sob aviso laranja entre as 9 horas de quarta-feia e as 15 horas de quinta-feira.

PUB

O IPMA colocou também 10 distritos do continente (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro) e a costa norte do arquipélago da Madeira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da agitação marítima, com ondas que podem atingir os cinco metros.

O aviso amarelo para aqueles distritos e a Madeira vai estar em vigor entre as 18 horas de quinta-feira e as 17.59 de sexta-feira.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu geralmente pouco nublado, apresentando-se com períodos de muito nublado no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã e aumento de nebulosidade na região norte para o final do dia com ocorrência de aguaceiros fracos.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa e em Faro prevê-se uma temperatura máxima de 17 graus Celsius, no Porto 15, no Funchal 20, Santa Cruz das Flores 14 e em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 16.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG