Sociedade

Anonymous denunciam alegados agentes provocadores

Anonymous denunciam alegados agentes provocadores

O grupo ativista Anonymous revelou, esta sexta-feira, no seu perfil na rede social Facebook, fotos dos alegados autores de lançamentos de petardos na manifestação da Plataforma 15 de Outubro, no Chiado, em Lisboa, durante a greve geral.

Os Anonymous conseguiram captar imagens de um grupo de três indivíduos que, após terem desencadeado a intervenção da PSP, ao lançar petardos e palavras de ordem, são os mesmos que conversam com os agentes policiais alguns minutos depois (ver link externo).

De salientar que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS) justificou a intervenção com os bastões, atingindo entre outras pessoas dois fotojornalistas, depois de alguém ter lançado tais petardos. A porta-voz do COMETLIS, a subcomissária Carla Duarte, frisou até que um dos autores teria sido detido.

Disponíveis no perfil deste grupo de ativistas anónimos, as imagens foram captadas porque alguém terá alertado para aquilo que um dos alegados autores estaria a retirar de uma mochila - mostrando tratar-se de um petardo.

A revelação surge horas depois dos congéneres Anonymous brasileiros terem colocado na página da Internet da embaixada de Portugal no Brasil fotos das agressões policiais de quinta-feira em Lisboa.

Criados há uma década, os Anonymous encetaram uma luta há cerca de cinco anos pela liberdade de expressão e acesso à Internet.