Sociedade

Aplicação online para deixar de fumar faz sucesso entre portugueses

Aplicação online para deixar de fumar faz sucesso entre portugueses

Um em cada 100 portugueses tenta deixar de fumar através de uma aplicação para telemóvel e Internet criada pela Comissão Europeia, segundo dados divulgados, esta quinta-feira, e que mostram que Portugal tem uma adesão acima da média europeia.

O iCoach é uma plataforma digital online que pretende ajudar as pessoas a deixar de fumar, sendo gratuita e estando disponível em 23 línguas oficiais da União Europeia (UE) na Internet e em "smartphones".

Desde de que foi lançada em junho de 2011, já aderiram a esta experiência quase 20 mil portugueses, o que representará 1% dos fumadores em Portugal, segundo os dados divulgados em vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na sexta-feira.

No total dos países da UE há já mais de 380 mil pessoas registadas nesta plataforma, o que dá uma média na Europa de 1 em cada 400 fumadores inscritos.

Em Portugal, a adesão a esta campanha está a ser superior a esta média, com uma estimativa de 1 em cada 100 fumadores portugueses registados.

Aliás, de acordo com os últimos dados divulgados pela Comissão Europeia, Portugal tornou-se mesmo o segundo país com mais utilizadores da aplicação para deixar de fumar no telemóvel.

Segundo os promotores da campanha "Os Ex-Fumadores são Imparáveis", a taxa de sucesso da aplicação após três meses de utilização é de 37%, o que significa que uma em cada três pessoas deixa de fumar após esse período.

PUB

Contudo, a aplicação não tem em conta se as pessoas estão ou não a fazer tratamentos com medicação ou substitutos da nicotina.

"O iCoach fornece 'feedback' personalizado, conselhos, técnicas, tarefas, bem como mini-testes. Envia diariamente ao utilizador sugestões por correio eletrónico, como lembretes e para motivação. O utilizador pode registar o seu progresso num diário. No final de cada mês, o iCoach compila um relatório de consulta", refere o site da aplicação (http://www.exsmokers.eu/).

Caso esteja no telemóvel, o utilizador pode receber um lembrete quando se aproxima, por exemplo, da zona exterior do local de trabalho onde habitualmente fumava e aconselhá-lo a sair de lá.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG