Sociedade

Campanha Limpar Portugal recolheu 1911 toneladas de resíduos

Campanha Limpar Portugal recolheu 1911 toneladas de resíduos

Um total de 1911 toneladas foi recolhido durante a ação de limpeza de espaços verdes promovida pela associação AMO Portugal no dia 24 de março, que envolveu mais de 8.300 voluntários.

Segundo informações da organização, foram registados 150 concelhos inscritos, dos quais 70 foram contabilizados como participantes no dia do evento.

Dos resíduos recolhidos, num total de 1911 toneladas, 50,5% foram encaminhados para reciclagem.

A iniciativa Limpar Portugal realizou-se pelo terceiro ano consecutivo e ficou novamente isenta do pagamento da taxa de gestão de resíduos.

O Limpar Portugal nasceu a partir de um movimento cívico com o objetivo de recolher a maior quantidade possível de lixo, sobretudo em áreas florestais, e encaminhá-lo para aterro ou incineração.

Em 2010, na primeira edição, 100 mil voluntários recolheram no território nacional 70 mil toneladas de resíduos, num só dia, e a iniciativa acabou por dar lugar à criação da associação AMO Portugal.

A iniciativa Mãos à Obra!Limpar Portugal 2012 integra-se na ação internacional Let's do It! World Cleanup 2012, na qual se estima a participação de mais de 100 países e 300 milhões de pessoas e a recolha de mais de 100 milhões de toneladas de lixo.

Este ano ação teve lema principal a sensibilização, como explicou o coordenador, Paulo Torres, depois de, no passado, 'limpar' ter sido a palavra de ordem.

"Não queremos passar a mensagem de que podem sujar que nós limpamos. Haverá uma educação ambiental para mostrar que o país pode não só ser mais limpo, como pode haver uma melhor utilização de meios", disse.

Outros Artigos Recomendados