Sociedade

Cantores líricos surpreendem clientes do café Magestic, no Porto

Cantores líricos surpreendem clientes do café Magestic, no Porto

Os clientes do café Magestic, no Porto, foram, sábado, surpreendidos a meio da tarde por cantores que interpretaram música italiana lírica no âmbito de uma iniciativa de sensibilização para o Dia Mundial da Voz.

Esta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia (SPO) fez com que, vestidos à civil ou com traje de empregado, os quatro cantores começassem a cantar, às 16:00, sem que os clientes tivessem noção do que iria ali acontecer.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da SPO, António Sousa Vieira, referiu que a intenção foi escolher um ex-libris da cidade para surpreender as pessoas com canto, "uma das vertentes com exponente máximo da voz".

Lembrando que a voz "é fundamental para a qualidade de vida", o médico alertou que "é preciso ter cuidado com ela".

Beber água com regularidade, evitar consumos excessivos de álcool e tabaco, bem como ficar calado quando se está rouco foram alguns dos conselhos dados por António Sousa Vieira.

O responsável disse que, com esta iniciativa, a SPO pretende que "as pessoas consigam cuidar bem da sua voz" e que Portugal "desça do terceiro para os últimos lugares do ranking" do cancro da laringe.

Especial cuidado com a voz devem ter os profissionais da rádio, professores e cantores, entre outros.

Em Portugal, o Dia Mundial da Voz é comemorado desde 2003, sendo que as comemorações nasceram no Brasil, em 1999.

"A ideia é comemorar a voz, em todos os seus aspectos, de forma transversal, no sentido de não a subestimar ", concluiu o médico.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG