Sociedade

Católica do Porto lança curso para tornar sem-abrigo em guias turísticos

Católica do Porto lança curso para tornar sem-abrigo em guias turísticos

A Universidade Católica do Porto lança, esta quarta-feira, um curso de hospitalidade e experiência turística destinado a cinco pessoas sem-abrigo da cidade que assim podem aproveitar o seu "conhecimento profundo" do local e assumir o papel de guias turísticos.

"Trata-se de uma iniciativa que visa fomentar a reintegração de cidadãos nesta situação, capitalizando o conhecimento profundo que têm da cidade em prol de turistas e residentes", refere comunicado da Universidade Católica hoje divulgado.

Depois de uma primeira fase da formação, em que foram planeados os percursos e os conteúdos históricos e culturais com os cinco guias, a Welcome Home (ideia de negócio incubada na Católica Porto) apresenta o curso "Hospitalidade e Experiência Turística", que os sem-abrigo passam de imediato a integrar.

Promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto, a formação encontra-se estruturada em três núcleos temáticos centrais: "Hospitalidade e Turismo", "Acolhimento Interpessoal e Comunicação Humana" e "Roteiros de Hospitalidade".

O curso, que decorre entre julho e setembro, visa qualificar os indivíduos para a atuação como guias turísticos num quadro de promoção de dinâmicas de hospitalidade urbana.

A sessão de apresentação, agendada para as 18 horas, na Católica Porto, conta com a participação dos cinco sem-abrigo, de Joaquim Azevedo (presidente da Católica Porto), de Alfredo Figueiredo da Costa (coordenador da Welcome Home) e da equipa de formadores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG