Sociedade

Censos chegou a menos de metade dos lares portugueses

Censos chegou a menos de metade dos lares portugueses

Cerca de 2,3 milhões de alojamentos receberam durante a primeira semana de distribuição os questionários relativos ao Censos 2011, cerca de 40% do total.

De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Alda Carvalho, "no final da primeira semana, na segunda-feira de manhã, estavam distribuídos questionários em cerca de 2,3 milhões de alojamentos, ou seja, 40% do total".

A presidente do INE admitiu que a distribuição "atrasou" durante a primeira semana, devido ao "mau tempo" e ao Carnaval, mas manifestou-se convicta de que até ao final desta semana os questionários estão todos entregues.

"O processo está a decorrer com tranquilidade", garantiu.

Alda Carvalho sublinhou que um dos problemas que se pode registar prende-se com o facto de as pessoas não se encontrarem em casa no momento em que o recenseador pretende deixar os inquéritos, mas assegurou que essa situação está acautelada.

"O recenseador deixa o seu contacto para combinar uma hora ou deixa na caixa do correio o inquérito", afirmou.

No caso de se verificar que o alojamento não recebeu os inquéritos e a senha para preenchimento através da internet, o INE apela aos cidadãos que contactem a respetiva junta de freguesia ou o comuniquem através da linha gratuita 800 22 20 11.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG