Sociedade

Cientistas já transformaram dióxido de carbono em alimento

Cientistas já transformaram dióxido de carbono em alimento

O prémio Nobel da Química de 2010 afirmou, esta segunda-feira, que a solução para a fome pode passar por um mecanismo químico de "reciclagem de dióxido de carbono" convertendo-o em comida, mas que ainda está longe de ser alcançado.

Ei-Ichi Negishi, químico japonês, que esta segunda-feira esteve de visita ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, afirmou que "os líderes mundiais estão enganados quando querem erradicar o dióxido carbono".

O Nobel de 2010 defendeu que se se pudesse converter o "odiado dióxido de carbono" em comida "o mundo tornar-se-ia muito mais sustentável".

Segundo Negishi, este processo "é possível" mas, adiantou, "ainda não se descobriu um modo economicamente viável" de o fazer. Aliás, alertou, "ainda se está muito longe do conseguir".

O processo desejado existe, no entanto, na natureza, na fotossíntese. "As plantas captam o dióxido de carbono da atmosfera e transformam-no em açúcar para crescerem", explanou.

Assim, defendeu, "se se conseguir fazer a fotossíntese de forma industrial poder-se-ia criar comida através deste processo químico".

Na verdade, disse, esta "transformação do dióxido de carbono em matéria orgânica comestível já foi alcançada" mas, explicou, "o custo não é viável" uma vez que utiliza metais como ouro, platina, paládio entre outros.

A solução é encontrar uma "forma de catalise" que faça o mesmo, mas "a um custo sustentável".

Como imagem, o cientista usou o sistema de catalisação dos automóveis que "transforma o monóxido de carbono, altamente poluente e prejudicial, em dióxido de carbono, menos poluente".

Só que, explanou, "o processo que tem que se descobrir é o oposto, reciclar dióxido de carbono, através de um processo de catálise, em compostos orgânicos comestíveis".

Em conclusão, o "Nobel" afirmou que " o dióxido de carbono é mau para o ambiente mas bem utilizado pode ser bom para a humanidade".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG