mau tempo

Costa portuguesa em alerta laranja devido à agitação marítima

Costa portuguesa em alerta laranja devido à agitação marítima

O Instituto de Meteorologia colocou, esta quinta-feira, em aviso laranja toda a costa de Portugal continental devido à forte agitação marítima com ondas que poderão chegar aos seis metros.

O aviso do Instituto de Meteorologia, que vigora entre as 7 horas desta quinta-feira até às 11:59 de sexta-feira, aponta para ondas de oeste com cinco a seis metros de altura diminuindo para os quatro a cinco metros a partir do meio da tarde e passando a ondas de noroeste.

A próxima preia-mar vai ocorrer às 15.50 horas de hoje.

De acordo com informação disponível no site da Internet da Marinha, o mau tempo obrigou ao encerramento de dez barras marítimas, estando no Algarve apenas disponível a de Portimão.

Estão encerradas as barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto, Lagos, Alvor, Faro, Vila Real de Santo António e Tavira.

Em Aveiro, a barra não permite a navegação de embarcações com menos de 35 metros. As restantes 11 barras do continente estão abertas a todo o tipo de navegação, o mesmo acontecendo com as dos arquipélagos dos Açores e Madeira.

Na quarta-feira, foram colocados em aviso laranja 11 distritos do norte e centro de Portugal continental devido às condições meteorológicas adversas previstas, nomeadamente precipitação e vento forte.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para esta quinta-feira céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao início da manhã, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde.

Para Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 19 graus Celsius, em Faro de 18º e no Porto de 17º.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG