Sociedade

Descoberta vida sob o gelo da Antártida

Descoberta vida sob o gelo da Antártida

Uma equipa de investigadores dos Estados Unidos descobriu vida num lago sob o gelo da Antártida, noticia o portal da revista científica Nature.

A equipa liderada pelo glaciólogo John Priscu foi a primeira a encontrar vida no Lago Whillans, com 60 metros quadrados, situado sob a camada de gelo da Antártida.

Chegados ao local a 28 de janeiro, e após realizarem um furo de 50 centímetros de diâmetro no gelo, os investigadores encontraram um ecossistema de micróbios naquele corpo de água, situado 800 metros abaixo do gelo, na Antártida Ocidental. Regressaram agora aos Estados Unidos, com 30 litros de água e oito núcleos de sedimentos retirados do fundo do lago.

"Definitivamente, o Lago Whillans alberga vida", garantiu John Priscu, glaciólogo da universidade de Montana, nos Estados Unidos, regressado esta semana do Polo Sul, após semanas de intenso trabalho de campo na Antártida.

Os micróbios revelam uma "taxa de crescimento muito boa", adiantou o investigador. "Aquilo que todos ansiamos saber é 'quem' está lá e qual é o seu 'estilo de vida'", disse.

A natureza exata da vida em questão será estabelecida através de sequências de ADN e outros testes, mas os primeiros resultados só deverão ser conhecidos daqui a um mês.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG