Sociedade

Dezasseis concelhos de seis distritos de Portugal continental em risco "muito elevado"

Dezasseis concelhos de seis distritos de Portugal continental em risco "muito elevado"

Dezasseis concelhos, de seis distritos de Portugal continental, apresentam, esta quarta-feira, risco "muito elevado" de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, segundo o Instituto de Meteorologia.

Em risco "muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo, Góis e Arganil, em Coimbra, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, em Leiria, Mação e Sardoal, em Santarém, Monchique, em Faro, e Moimenta da Beira, Vila de Paiva e Castro Daire, em Viseu.

O risco de incêndio, determinado pelo Instituto de Meteorologia (IM), engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13 horas, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IM, esta quarta-feira, para hoje céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de Leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas".

Em Lisboa e no Porto estão previstas temperaturas máximas de 25 graus Célsius e no Porto 23.

Outros Artigos Recomendados