Sociedade

Faleceu a "mãe" das Ciências Musicais em Portugal

Faleceu a "mãe" das Ciências Musicais em Portugal

A musicóloga Maria Augusta Barbosa, fundadora das Ciências Musicais em Portugal, e a primeira portuguesa a obter um doutoramento na área, faleceu, esta terça-feira, aos 100 anos, devido a uma pneumonia.

Segundo adiantou à agência Lusa uma fonte da Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, em Odivelas, onde Maria Augusta vivia há 11 anos, a musicóloga sofreu esta manhã uma insuficiência respiratória e teve de ser transportada para o Hospital de Loures, onde viria a falecer.

Nascida a 18 de abril de 1912, Maria Augusta Barbosa licenciou-se em Ciências Musicais na Alemanha, na Universidade de Humboldt, Berlim, no decorrer da II Guerra Mundial, e posteriormente (1970) doutorou-se na mesma área na Universidade de Colónia.

No início dos anos 1980, já em Portugal, Maria Augusta Barbosa lecionou na Universidade Nova de Lisboa, na qual criou a primeira licenciatura em Ciências Musicais do país.

Durante os anos em que se dedicou ao ensino, a musicóloga lecionou também nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, na Universidade Autónoma e na Lusíada.

ver mais vídeos