Sociedade

Governo vai à escola lançar programa de voluntariado

Governo vai à escola lançar programa de voluntariado

O Ministério da Educação lança na quarta-feira o programa "Escola Voluntária", a que se associa o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vários ministros e secretários de Estado, para incentivar o trabalho em prol da comunidade.

A iniciativa, que tem a colaboração do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, destina-se a incentivar a integração da escola na comunidade, promover a iniciação ao voluntariado, valorizar esta atividade junto dos jovens e dinamizar o trabalho voluntário de todos os que nele queiram participar, segundo o Ministério da Educação.

Pretende-se, assim, incentivar o voluntariado dentro e fora da escola.

Os alunos que participem nestas ações poderão ter no processo pessoal e no certificado escolar o registo da atividade voluntária.

O Ministério da Educação anunciou, esta terça-feira, que será criado o "Selo Escola Voluntária" para distinguir os estabelecimentos de ensino que realizem trabalho voluntário e incentivem os jovens a participar nestas ações.

A Direção Geral da Educação vai disponibilizar um "Mapa do Voluntariado", na Internet, para as escolas divulgarem os projetos e será criado um sistema que centralize a informação dos bancos de voluntariado.

Quinze ministros e secretários de Estado aceitaram o convite para lançar a iniciativa nas suas antigas escolas ou noutra à sua escolha, onde realizam ações de voluntariado, desde palestras a jardinagem, passando pela fotografia.

Alunos e professores poderão aprender um pouco de matérias tão diversas como a elaboração de um orçamento ou a construção de um relógio de sol.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assiste a um ensaio da Orquestra Geração, em que falará sobre história da música, no Agrupamento de Escolas Miguel Torga, na Amadora.

Em Évora, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, dá uma palestra sobre a construção de um relógio de sol, na Escola Secundária André Gouveia.

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participa num campanha de consciencialização para a época balnear, com nadadores salvadores, na Escola Secundária Rodrigues de Feitas, no Porto.

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, desloca-se à Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, para falar sobre a justiça e as profissões forenses.

Na Escola Secundária Rainha Dona Amélia, também em Lisboa, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, planta uma árvore de fruto com os alunos que asseguram a manutenção da horta biológica naquele espaço.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, dá uma palestra sobre liderança, na Escola Secundária Gama Barros, no Cacém.

O titular da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, faz um "workshop" sobre voluntariado na Secundária de Cascais.

ver mais vídeos