Sociedade

Portuguesa lidera a maior sociedade científica dos EUA

Portuguesa lidera a maior sociedade científica dos EUA

A matemática portuguesa Irene Fonseca foi eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sedeada em Filadélfia, sendo a primeira vez que um português preside à instituição fundada em 1952, anunciou o Ministério da Educação.

"Irene Fonseca acabou de ser escolhida para um importante cargo científico norte-americano e internacional. Foi eleita presidente da SIAM - Society for Industrial and Applied Mathematics", a maior sociedade científica dedicada à Matemática Aplicada, constituída por cerca de 13 mil membros individuais e 500 institucionais de todo o mundo, refere o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em comunicado.

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, já felicitou a investigadora pela eleição para o cargo, considerando que é "mais um reconhecimento" da sua dedicação à investigação.

"Em meu nome e do Ministério da Educação e Ciência felicito-a pela sua eleição como presidente da SIAM. Este é mais um reconhecimento de uma exemplar dedicação à ciência e à investigação que a conduziu a uma brilhante carreira de nível internacional, que nos honra. Os nossos mais sinceros parabéns", escreveu Nuno Crato numa mensagem enviada à investigadora.

O Ministério da Educação salienta no comunicado que é a primeira vez que um português preside à instituição e a segunda que uma mulher é designada para o cargo desde a sua fundação, em 1952.

Irene Fonseca é professora do Departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde dirige o Center for Nonlinear Analysis.