Sociedade

Universidade em que nasceu o Sapo e a Via Verde faz 40 anos

Universidade em que nasceu o Sapo e a Via Verde faz 40 anos

A Universidade de Aveiro comemora, esta segunda-feira, 40 anos. Entre as novas escolas superiores, é considerada a 66.ª melhor do mundo. Muito graças à investigação, que vale mais de três milhões de euros por ano.

Em 1973, tinha dois cursos, 44 alunos, 41 professores e 40 não docentes. Atualmente, oferece 48 licenciaturas, 75 mestrados, 41 programas doutorais, tem 14242 alunos, 956 professores, 95 investigadores e 747 não docentes. Estes números dão uma ideia do crescimento da Universidade de Aveiro (UA), que hoje comemora os 40 anos que fez ontem, com um programa em que se destaca a inauguração das novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte, em Azeméis.

A UA foi considerada este ano a 66ª melhor jovem universidade do mundo e a melhor portuguesa com menos de 50 anos, pela revista britânica "Times Higher Education". No dia em que comemora o 40º aniversário, o JN selecionou 40 de centenas de descobertas que têm saído da UA, numa homenagem à performance científica de uma instituição que, pelo segundo ano consecutivo, foi cotada no ranking de Leiden como a melhor portuguesa e a 133ª da Europa na prestação científica de todas as áreas.

Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

ver mais vídeos