Sociedade

Investigadores do Minho distinguidos com "óscares" da ciência

Investigadores do Minho distinguidos com "óscares" da ciência

Dois investigadores da Universidade do Minho foram distinguidos com os prémios "Seeds of Science 2012", atribuídos pelo jornal "Ciência Hoje" e considerados os "óscares" da ciência em Portugal.

Um dos prémios foi atribuído a José António Teixeira, director do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UM), que venceu na categoria Engenharias e Tecnologias, por desenvolver embalagens alimentares inteligentes.

Grecia Rodríguez, doutoranda em Estudos da Criança, foi distinguida na rubrica "Ciências Sociais", como responsável da organização não governamental Soy Niño.

Os galardões são entregues a 26 de Maio, na V Gala da Ciência, no Casino da Figueira da Foz.

José António Teixeira é coordenador nacional do projecto "Nanopacksafer", que desenvolve embalagens alimentares com propriedades antimicrobianas, mecânicas e térmicas, através de nano-revestimentos edíveis (protecção comestível), filmes não-edíveis e nanopartículas.

É investigador do Instituto para a Biotecnologia e Bioengenharia/Centro de Engenharia Biológica da UM e orientador de 24 alunos de doutoramento e 18 de pós-doutoramento.

Está à frente de 25 projectos de investigação, quatro deles internacionais, e é autor e co-autor de 250 artigos em revistas conceituadas.

Grecia Rodríguez desenvolve na UM a tese "Ninõs Educomunicadores sin Fronteras". A jornalista venezuelana fundou e dirige a Soy Niño, uma rede mundial que visa a promoção dos direitos da infância e a valorização da cidadania, do ambiente e dos espaços públicos. Inclui programas de rádio, formações, oficinas e intercâmbios.

A rede tem projectos no Canadá, Brasil, Espanha, Grécia, França, Itália, Portugal, Holanda e Alemanha, entre outros.

Os restantes prémios "Seeds of Science 2012" já divulgados vão para Irene Fonseca, da Universidade Carnegie Mellon, na rubrica "Consagração"; Fernando Lopes da Silva, da Universidade de Amesterdão, na categoria "Carreira"; a equipa de António Amorim, do IPATIMUP, na categoria "Especial"; Miguel Seabra, da Universidade Nova de Lisboa, nas Ciências da Saúde; Nuno Lemos e João Mendanha Dias, do Instituto Superior Técnico (IST), nas Ciências Exactas; Frederico Fiúza, do IST, na secção "Júnior"; e Reginaldo de Almeida, apresentador do programa "Falar Global" da SIC, na área da Comunicação.

Outras Notícias