Sociedade

Razia nas notas dos exames do Secundário

Razia nas notas dos exames do Secundário

As médias totais dos exames finais de Português, e Matemática, do 12.º ano, são negativas. Às mesmas disciplinas escaparam os alunos do Básico, com uma média positiva, mas que não passa do suficiente.

A média total do exame final de Português do 120 ano ficou-se pelos 9,5 valores, tendo subido relativamente ao ano passado (8,9). Baixam esta média os alunos externos, isto é, aqueles que, por exemplo, anularam a disciplina e só foram a exame. Se contabilizássemos apenas os alunos internos (aqueles que levaram a disciplina até ao fim do ano), a média seria positiva, com 10,4 valores.

O mesmo se verifica com Matemática do 120 ano. A média total é de 8,7 valores, tendo baixado relativamente ao ano passado (9,2). Também aqui os alunos externos baixaram a média nacional e de uma forma significativa. Se contássemos apenas os alunos internos, a média seria 10,4 valores.

Ainda no Secundário destacam-se Biologia e Geologia; Física e Química A, e Filosofia. Todos com médias totais negativas. A média de Biologia e Geologia desceu de 10,7 no ano passado para 9,3 este ano; e a de Física e Química A desceu de 9,9 para 7,5 valores. A média total de Filosofia, um exame que não se realizava desde 2007, ficou-se pelos 7,8 valores.

Outras disciplinas foram sujeitas a exame final (num total de 25) e aquelas com média nacional positiva oscilaram, na sua maioria, entre os 10 e os 12 valores. Nesta primeira fase, informou o Ministério de Educação e Ciência, houve 362.414 inscrições, tendo sido realizadas 324.048 provas, o que corresponde a cerca de 90% das inscrições. Recorde-se que pela primeira vez, a primeira fase dos exames nacionais foi obrigatória.

Básico consegue positiva

Os alunos do Ensino Básico registaram melhores médias nacionais. A média total do exame final de Língua Portuguesa e de Matemática do 9.º ano foi, em ambas, de 53%.

Destaca-se uma subida percentual de 10 pontos em relação ao ano passado, no caso da disciplina de Matemática.

E mais uma vez os alunos externos baixaram a média dos exames nacionais. Neste caso, e em ambas as disciplinas, se contássemos apenas os alunos internos, teríamos uma média de 54%. No 9.º ano o número de provas realizadas foi de 92.976 a Língua Portuguesa, e 93.599 na disciplina de Matemática.

Nos exames finais do 6.º ano, realizados pela primeira vez , a média total em Língua Portuguesa foi de 59% e em Matemática foi de 54%. Realizaram as Provas Finais de Língua Portuguesa e de Matemática, do 6.º ano , 111.767 e 112.631 alunos, respetivamente.

Outros Artigos Recomendados