O Jogo ao Vivo

ensino

Reitor do Porto diz que Ensino Superior "é grande demais"

Reitor do Porto diz que Ensino Superior "é grande demais"

O reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, considerou, esta terça-feira, o Ensino Superior português "grande demais", congratulando-se com a redução do número de vagas para o ano letivo 2012/2013.

"Já no ano passado ficaram oito mil vagas por preencher, significa que havia um excesso de oferta. O país tem que adequar a oferta à procura e acho que temos que olhar para o ensino superior e fazer alguma coisa por ele, que na minha ótica é grande demais", afirmou Marques dos Santos.

Falando à margem de uma visita que realizou esta terça-feira de manhã a algumas atividades da Universidade Júnior, o reitor afirmou ser "positivo o decréscimo de vagas" este ano.

PUB

"Entendemos que a nível nacional era necessário fazer uma correção, ainda bem que as próprias entidades começam a fazê-lo", disse.

As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior público para o ano letivo de 2012-2013 começaram na segunda-feira, estando disponíveis vagas para 52298 novos alunos.

As candidaturas são apresentadas online, no site da Direção-Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt), e registam menos 1202 vagas do que no ano letivo 2011/2012.

Segundo a Direção-Geral do Ensino Superior, esta redução do número de vagas "é inferior ao número de vagas que sobraram (7884) no concurso" para o ano letivo 2011/2012.

Marques dos Santos salientou, porém, que, na Universidade do Porto, o número de vagas manteve-se face ao ano letivo anterior: 4160 lugares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG