Sociedade

Requalificação dos professores será introduzida em fevereiro de 2015

Requalificação dos professores será introduzida em fevereiro de 2015

O secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar afirmou esta segunda-feira que há um entendimento com os sindicatos dos professores para que a requalificação seja apenas introduzida em fevereiro de 2015.

"Não deve haver colocações em Setembro porque teremos de aguardar as colocações no primeiro período. A requalificação será sempre em Fevereiro de cada ano", disse João Casanova de Almeida, acrescentando que já a partir de fevereiro de 2014 será testada a requalificação dos professores.

Para isso, sublinhou, foi criada uma comissão mista, integrando membros do Ministério da Educação e dos sindicatos, para avaliar ainda durante este ano letivo a aplicação da requalificação.

O governante, que falava no final de uma reunião com os sindicatos de professores, assinalou que é preciso avaliar bem o sistema de requalificação, não para o retirar aos professores, mas para que olhe para a especificidade da profissão.

Doze horas depois do início da ronda negocial com os 10 sindicatos dos professores, João Casanova de Almeida congratulou-se pelos resultados obtidos nas negociações.

"Hoje tivemos uma ronda final da negociação suplementar relativa ao sistema de requalificação. Conseguiu-se ultrapassar uma barreira e, por isso, foram feitos avanços significativos e conseguimos encontrar caminhos de convergência para gerar consensos num documento que constitui uma base de compromisso de todas as partes", frisou.

O secretário de Estado disse ainda que a questão do alargamento do horário semanal de 35 para 40 horas "ficou sistematizada".

Na terça-feira, a partir das 10 horas, os 10 sindicatos de professores voltam a reunir-se com responsáveis do Ministério da Educação para debater o documento hoje entregue pela tutela.

Esta segunda-feira, o Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos desde as 10 horas em quatro mesas negociais, encontros que se prolongaram até cerca das 21.30 horas.