Sociedade

Ele ficou rico com facadas no casamento dos outros

Ele ficou rico com facadas no casamento dos outros

Noel Biderman, 41 anos, lançou em 2002, no Canadá, de onde é natural, o site Ashley Madison, hoje o maior portal de relacionamentos extraconjugais do Mundo. Já disponível em Portugal, quer ter 300 mil registos portugueses num ano.

Trabalhou como advogado de atletas de alta competição e um dia percebeu que passava mais de metade do tempo a tratar dos problemas que criavam com relacionamentos extraconjugais. E teve uma ideia: se em vez de pessoas casadas se andarem a fazer passar por solteiras em sites de conhecimentos interpessoais, por que não criar um site assumidamente destinado a relacionamentos extraconjugais, onde cada um sabe exatamente ao que vai?

Noel Biderman, 41 anos, lançou em 2002, no Canadá, de onde é natural, o site Ashley Madison (assim chamado por serem os dois nomes mais registados na altura), hoje o maior portal de relacionamentos extraconjugais do Mundo, presente em 29 países e com 20 milhões de utilizadores registados, 20 mil novos todos os dias.

Ainda antes de chegar a Portugal, onde passou a estar disponível este fim de semana, mais de 200 mil portugueses já tinham tentado aceder ao portal. Mas foi uma sondagem online, em que participaram 11 mil utilizadores, que deu a alavanca: os portugueses estão no topo da lista dos mais desejados para a infidelidade (56% das mulheres e 68% dos homens que votaram). E a expectativa de Noel é chegar aos 300 mil utilizadores em Portugal nos próximos 12 meses.

O fundador do site - criado a pensar nas mulheres e onde apenas os homens pagam - não tem quaisquer pruridos com o negócio que movimenta cerca de 120 milhões de dólares/ano (91 milhões de euros). E assume que já ganhou "mais dinheiro do que a maioria das pessoas alguma vez verá na vida". Acredita que tem ajudado a salvar casamentos. "As pessoas não se querem divorciar, nem encontrar outra pessoa para ter filhos ou um lar. Querem só encontrar alguém que vá para a cama com elas, num ambiente íntimo e apaixonado". E ele faz com que isso resulte, em segredo.