Emigração

Faltam 1200 euros à festa de Natal dos portugueses em Berlim

Faltam 1200 euros à festa de Natal dos portugueses em Berlim

São mais de 104 mil os portugueses a residir na Alemanha. A associação cultural Berlinda organizou uma festa de Natal para a comunidade lusa, mas faltam 1200 euros e, por isso, lançou uma campanha de crowdfunding para angariação de donativos.

A festa está marcada para 7 de dezembro, no Baullhaus Berlin e a entrada é gratuita. Imigrantes portugueses, amigos e curiosos estão convidados a celebrar a cultura portuguesa com "comida e bebida, espetáculos ao vivo, jogos para crianças e uma tômbola com prémios aliciantes", anuncia a Berlinda em comunicado.

Esta associação cultural e de apoio social da comunidade portuguesa em Berlim, criada em 2011, explica que os lucros "revertem na totalidade a favor de projetos sociais", como visita a crianças em hospitais, cursos de alemão gratuitos, aconselhamento e ajuda à integração.

Apesar dos patrocínios conseguidos para organizar a festa de Natal, a Berlinda precisava ainda de dois mil euros para diversas despesas e, por isso, lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma indiegogo. A poucas horas de terminar, tinham sido angariados cerca de 800 euros.

A Berlinda salienta a importância da sua missão junto da comunidade, quando há mais de 104 mil portugueses a residir na Alemanha, com 11 mil novos emigrantes só em 2013.