Chuva

Fim-de-semana marcado pela chuva

Fim-de-semana marcado pela chuva

O fim-de-semana ficará marcado pela chuva em todo o país, mas segunda-feira já se prevê um dia com céu pouco nublado e sem precipitação, disse a meteorologista Cristina Simões, do Instituto de Meteorologia.

Esta sexta-feira ainda está prevista a ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoadas, especialmente nas regiões do interior do país e durante a tarde.

Cristina Simões revelou que no sábado "esta depressão já está no interior de Espanha" e devido à "aproximação de um sistema frontal" deverá chover "a começar no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao centro e do sul".

Estão assim previstos, além de uma pequena descida da temperatura, "períodos de chuva passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão até ser de neve em quotas entre os 800 e os 1000 metros".

De acordo com a meteorologista, na região sul, "um pouco menos afetada por esta frente, prevêem-se períodos de céu muito nublado, vento fraco e descida da temperatura mínima".

"Para domingo estamos numa situação de pós frontal e ficamos com alguns aguaceiros especialmente durante a manhã. A tarde será bem melhor com boas abertas e já não deverá chover. Uma situação a manter para o início da semana com uma segunda-feira de céu pouco nublado já sem precipitação", disse Cristina Simões.

Quinta-feira ficou marcada pelo regresso da chuva ao território continental português, "essencialmente na região do sul e litoral".

PUB

"A depressão estava a sudoeste do território, aproximando-se de Sagres, e portanto a zona mais afetada foi a região sul, incluindo Setúbal e Lisboa", concluiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG