Sociedade

Florestas europeias estão a crescer

Florestas europeias estão a crescer

As florestas europeias estão em progressão de ano para ano e permanecem um dos principais factores no combate às alterações climáticas por absorverem importantes quantidades de CO2, refere um relatório publicado esta terça-feira em Oslo.

De acordo com o documento, publicado na sexta conferência ministerial para a protecção das florestas na Europa, o velho continente, incluindo o território da Rússia, possui 1,02 mil milhões de hectares de florestas, um quarto da superfície total das manchas florestais em todo o mundo.

"No decurso dos últimos 20 anos, a superfície florestal aumentou em todas as regiões da Europa e cresceu anualmente em 0,8 milhões de hectares", refere o relatório intitulado "Situação das florestas na Europa 2011".

Em paralelo, e no mesmo período, o volume de madeira aumentou 8,6 mil milhões de metros cúbicos, o equivalente ao conjunto das florestas francesas, alemães e polacas, no que é definido como uma assinalável taxa de crescimento.

O texto sublinha ainda que o facto de as árvores absorverem CO2 durante o crescimento implicou que as florestas europeias tenham extraído anualmente da atmosfera, entre 2005 e 2010, cerca de 870 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Esta quantidade corresponde a cerca de 10% das emissões em 2008 de gases com efeitos de estufa nos países europeus.

No entanto, o documento também não deixa de fazer referência aos aspectos negativos, como a poluição atmosférica que afecta os solos em numerosas regiões florestais, os prejuízos causados por insectos e doenças que afectam 1% das florestas, para além dos desastres como as tempestades e incêndios.

Formada em 1990, a conferência ministerial para a protecção das florestas na Europa destina-se a encorajar a protecção e gestão duradoura das florestas.

Reunidos durante esta semana na capital norueguesa, os representantes dos seus 46 Estados-membros poderão ainda chegar a acordo para examinar um acordo internacional com carácter vinculativo sobre esta matéria.