Sociedade

Helicóptero de Macedo transporta adolescente ferido para o Porto

Helicóptero de Macedo transporta adolescente ferido para o Porto

Um adolescente de 15 anos foi evacuado, esta terça-feira, de Vimioso para o Porto, pelo helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros, na sequência de um acidente que provocou ferimentos em cinco jovens, quatro dos quais menores. A proximidade do helicóptero do INEM foi "determinante" para salvar o jovem, diz o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso.

"A relação de proximidade da aeronave do INEM estacionada em Macedo de Cavaleiros foi determinante e fundamental para o salvamento de uma das cinco vítimas que se encontrava em estado grave", sublinhou à agência Lusa João Afonso.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso considerou que a questão da "proximidade" se coloca "principalmente em concelhos do Interior como Vimioso, onde não há um quilómetro de qualquer Itinerário Principal ou Complementar".

Segundo o comandante, o estado de saúde do jovem acidentado de 15 anos "inspirava cuidados médicos urgentes", ao ponto de ter sido a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM "a solicitar apoio do helicóptero ainda estacionado em Macedo de Cavaleiros".

Segundo João Afonso, o acidente ocorreu cerca das 06.00 horas, nas proximidades de Vale de Algoso (Vimioso), devido ao despiste do veículo ligeiro em que seguiam as vítimas. Os restantes quatro feridos foram transportados por via terrestre para o hospital de Bragança, acrescentou.

O helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros será relocalizado em Vila Real no mês de outubro, o que tem provocado críticas da parte dos que alegam que o transporte de doentes e acidentados das zonas mais interiores do Nordeste Transmontano poderá passar a ser mais demorado.

No local estiveram ainda 16 bombeiros, apoiados por seis viaturas de socorro das corporações de Mogadouro e Vimioso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG