Incêndios

Incêndio no distrito de Bragança vai ser combatido com mais meios aéreos

Incêndio no distrito de Bragança vai ser combatido com mais meios aéreos

O incêndio que lavra nos concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé, distrito de Bragança, continua cerca das 9 horas por dominar, aguardando-se o reforço de mais meios aéreos, disse Carlos Guerra, adjunto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"O incêndio teve início ontem [terça-feira] durante a tarde e durante a noite percorreu uma vasta área de mato e povoamentos. Neste momento, temos um dispositivo que está preparado para entrar em zonas onde já conseguimos dominar o incêndio", disse Carlos Guerra aos jornalistas no local.

Carlos Guerra adiantou que nas zonas de Souto da Velha e Brossó, onde o fogo ainda está por dominar, existe um dispositivo de 131 veículos com 452 operacionais, com quatro meios aéreos a operar.

"Esperamos colocar mais dois aviões pesados para operar neste teatro de operações", disse o comandante, sublinhando que os operacionais vão tentar aproveitar a humidade que se faz sentir e as temperaturas mais baixas para tentar dominar o fogo.

Carlos Guerra afirmou que os focos de incêndio que existem hoje de manhã não estão a colocar populações em risco.

O adjunto da Proteção Civil adiantou também que a estrada nacional 221, que liga Miranda do Douro à Guarda, está cortada junto à povoação de Brossó devido ao fumo que se faz sentir naquela zona.

O responsável disse ainda que o fogo já destruiu linhas de comunicações, campos, searas, olivais e amendoeiras, palheiros, anexos de habitações e centenas de hectares de mato.

PUB

O incêndio, que deflagrou na terça-feira às 13.47 horas na localidade de Picões/Ferradosa, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, estendeu-se depois à aldeia das Quebradas, concelho de Mogadouro por volta das 19 horas.

O fogo que já chegou a ter seis frentes atravessou os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG