Sociedade

Incêndios forçam evacuação de 41 pessoas em três aldeias de Oliveira do Hospital

Incêndios forçam evacuação de 41 pessoas em três aldeias de Oliveira do Hospital

Quarenta e uma pessoas foram evacuadas na segunda-feira à noite de três povoações do concelho de Oliveira do Hospital, devido ao fogo que lavra na zona, disse o vice-presidente da Câmara Municipal.

Francisco Rolo afirmou que foram retirados de suas casas 18 moradores de Rio de Mel, 15 de Covão e oito de Parceiro, no âmbito de um plano de evacuação concebido para 100 pessoas.

"Na maioria, os evacuados são pessoas idosas destas três aldeias de montanha", adiantou.

A transferência começou cerca das 20:30 e, três horas depois, "a GNR [Guarda Nacional Republicana] e os bombeiros ainda estavam a convencer mais alguns idosos" a abandonarem as habitações durante a noite "por causa de eventuais reacendimentos", disse Francisco Rolo.

O autarca referiu que estas pessoas estão a ser alojadas no hotel do Parque de Campismo de São Gião, onde recebem apoio de psicólogos de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

"s 21:15, segundo informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital ativou o Plano Municipal de Emergência.

No combate às chamas, estavam envolvidos 371 operacionais, auxiliados por 92 veículos.

No concelho de Seia, onde começou este incêndio, cerca de 30 idosos foram retirados durante a tarde das suas habitações na aldeia de Sazes Velho, passando a noite no lar de idosos de Sazes da Beira, disse na segunda-feira à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Seia.