Sociedade

Calendário com padres atraentes é sucesso de vendas no Vaticano

Calendário com padres atraentes é sucesso de vendas no Vaticano

Um dos calendários mais vendidos de Itália não tem mulheres despidas. O que torna o "Calendário Romano" tão especial são as fotografias dos 12 padres mais atraentes do Vaticano, um para cada mês do ano, vestidos com a batina. Já está à venda a edição de 2014 deste almanaque, que se tornou um objeto de culto para os "gays" que visitam a capital italiana

A nova edição do "Calendário Romano" já está à venda, por 10 euros, e pode ser encontrada tanto em quiosques como em tendas de "souvenirs" de Roma, junto a reproduções do Coliseu e fotografias do Papa. Pode também ser adquirido através da internet em www.calendarioromano.org.

O fotógrafo Piero Pazzi, criador do almanaque, em 2004, assegura que se tratam de sacerdotes de verdade, e não de modelos disfarçados de eclesiásticos.

Ainda que o calendário nada tenha a ver com o Vaticano, que revela desagrado ao ver alguns dos sacerdotes convertidos em improvisados manequins, inclui um pequeno guia sobre a cidade, com sugestões para ajudar os turistas a orientarem-se no Estado mais pequeno do mundo.

"Como se poderia decorar melhor um miniguia sobre o Vaticano do que com um jovem e atrativo pastor?", pergunta um dos padres do Calendário Romano, citado pelo jornal espanhol "El Mundo".

Pazzi diz que encontra os sacerdotes nas ruas de Roma e lhes pede permissão para os fotografar. Os padres não revelam os seus nomes, mas "a maioria fica feliz por ser fotografado, depois de eu lhes contar a razão de ser do calendário", contou ao The Local, jornal italiano de língua inglesa.

Segundo o fotógrafo, o objetivo dos almanaques é promover o Vaticano, por vezes gerando polémica. Em 2008, o padre do mês de março era um jovem que vestia uma túnica branca e mordiscava sensualmente um bolo. O fotógrafo alegou que aquele não era um padre verdadeiro, mas sim um cidadão comum, fotografado à socapa durante um cortejo religioso, informação posteriormente confirmada pelo "modelo" que aparece no calendário.

Conteúdo Patrocinado