O Jogo ao Vivo

Sociedade

Centenas de bombeiros combatem 10 incêndios florestais

Centenas de bombeiros combatem 10 incêndios florestais

Centenas de bombeiros apoiados por mais de 100 veículos operacionais combatiam, às 14 horas desta quarta-feira, 10 incêndios em Portugal, dos quais três são no distrito de Braga e dois em Viseu.

De acordo com informação divulgada na página de internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o fogo que está a ser combatido por mais meios é o de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, em Viseu.

Este fogo, que teve origem num reacendimento ao início na tarde de segunda-feira, já apresentou cinco frentes ativas, mas esta manhã estava com uma frente. No local estão 133 bombeiros e mais cerca de 15 operacionais, ajudados por 42 veículos.

O distrito de Viseu regista ainda mais um incêndio, no concelho de Lamego, onde estão 43 bombeiros e 10 carros de combate a tentar apagar duas frentes ativas na localidade de Perafita.

O distrito com mais fogos é, no entanto, Braga, onde lavram três incêndios, que estão a ser combatidos por um total de 106 bombeiros.

Os três fogos tiveram início registado na terça-feira, sendo o do Gerês o mais antigo. Neste local estão 10 operacionais e dois veículos a combater uma frente em "escarpa inacessível a meios terrestres", segundo refere a Proteção Civil no seu site.

Os outros dois incêndios do distrito localizam-se em Vilela, Rui Douro, onde estão 67 operacionais e 18 carros de operações, e em Tojeira, Ruivães, combatido por 44 bombeiros e 16 veículos.

A página da Proteção Civil dá ainda conta de um fogo em Vilarelho, no concelho de Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) e de outro em Santo André, em Monção (Viana do Castelo).

Dos dois, o que envolve mais meios é o primeiro, onde estão 63 operacionais e 15 veículos a tentar apagar uma frente de fogo, enquanto o de Monção está a ser combatido por 24 operacionais e cinco veículos.

A página da Autoridade nacional da Proteção Civil refere que, desde a meia-noite desta quarta-feira, foram registados 67 incêndios, sendo que na terça-feira foram combatidos 311 fogos por mais de 4.800 operacionais e quase 1.300 veículos.