Sociedade

Cristo Rei e Torre dos Clérigos assinalam dia Mundial do Autismo

Cristo Rei e Torre dos Clérigos assinalam dia Mundial do Autismo

O Cristo Rei, em Almada, e a Torre dos Clérigos, no Porto, vão juntar-se à iniciativa internacional "Light It Up Blue" e iluminar-se de azul na sexta-feira e no sábado para assinalar o dia mundial do autismo.

Susana Silva, da associação Vencer Autismo, explicou à agência Lusa que a iniciativa "Light It Up Blue" é "uma campanha à escala mundial, existente desde 2007, que ilumina de azul centenas de monumentos em todo o mundo, nas noites de 1 e 2 de Abril".

São muitos e muito conhecidos os edifícios que aderem à causa: "Monumentos como o Cristo Redentor, no Brasil, o Empire State Building e o 30 Rockefeller Center, nos Estados Unidos, a CN Tower, no Canadá, ou The National Concert Hall, na Irlanda", acrescentou.

A iniciativa é também divulgada online, no site http://www.lightitupblue.org/, e já recolheu o apoio de quase 42 mil internautas.

A porta-voz da Vencer Autismo lembrou que "se estima que [esta doença] afete cerca de 70 mil pessoas em Portugal" e que, por isso, "esta ação pretende trabalhar na consciencialização social para a problemática do autismo", bem como "na angariação de fundos".

"Queremos que a associação possa realizar o programa Son-Rise em Portugal, actualmente apenas disponível em Londres e nos EUA. Este programa foi responsável pela recuperação de uma criança autista no início dos anos de 1970, e consiste num método feito em casa pelos pais e voluntários, baseado numa intensa interacção de um para um com a criança", acrescentou.

No sábado, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, haverá um jantar de beneficência para assinalar a data e recolher apoios. As câmaras municipais do Porto e de Matosinhos são parceiras da iniciativa.

A associação Vencer Autismo foi fundada por pessoas com percurso familiar relacionado com o autismo com o objectivo de fornecer informações, recursos e formação para melhorar a qualidade de vida das crianças afectadas pela doença e das suas famílias.

ver mais vídeos