Sociedade

Júpiter, Vénus e Lua podem ser vistos juntos esta segunda-feira

Júpiter, Vénus e Lua podem ser vistos juntos esta segunda-feira

Com a chegada da noite, vai ser possível ver um fenómeno astronómico pouco comum: Vénus, Lua e Júpiter vão estar próximos e visíveis na mesma área do céu, ao alcance de um mesmo olhar, perto da linha do pôr-do-sol.

O fenómeno de aproximação começou esta manha mas o sol impede a visualização. Quando a luz começar a diminuir, Vénus vai brilhar nas sombras do crepúsculo a cerca de seis graus à direita de uma pequenina lua, totalmente visível.

Os investigadores da NASA explicam, que este fenómeno só é possível, porque a luz do sol reflecte no planeta Terra e ilumina o terreno lunar, que é escuro. É chamado de "resplandecência de Da Vinci" porque foi o pintor renascentista o primeiro a ver este fenómeno, há 500 anos atrás.

Para poder observar o alinhamento cósmico, não é necessário ter um telescópio. Basta encontrar um lugar alto e com boa visibilidade de horizonte, porque o fenómeno vai acontecer perto da linha do pôr-do-sol.

A lua ficará completamente escondida às 19.07 horas e poucos minutos depois Vénus continuará o movimento de translação em volta do sol.

Rafael Bachiller, director do Observatório Astronómico Espanhol, diz que "do ponto de vista científico, este fenómeno não tem grande interesse, e é algo que se repete de tempos em tempos, mas que vale a pena ver porque é realmente bonito".

ver mais vídeos