Sociedade

Luís Archer faleceu este sábado em Lisboa

Luís Archer faleceu este sábado em Lisboa

O padre Luís Archer, antigo presidente do Conselho de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e especialista em genética, faleceu, este sábado, em Lisboa, segundo fonte da Companhia de Jesus, a que pertencia.

Luís Jorge Peixoto Archer faleceu aos 85 anos, após ter sido transportado para o Hospital Santa Maria, em Lisboa, devido a uma indisposição.

Padre jesuíta e uma referência na bioética e genética em Portugal, Luís Archer presidiu ao CNECV.

Na página dedicada aos "antigos estudantes ilustres da Universidade do Porto", esta instituição apresenta Luís Archer como um "brilhante cientista e homem de fé" que "ensinou Genética Molecular em mais 13 faculdades, editou múltiplos artigos científicos sobre Bioética e Genética Molecular, coordenou quatro obras e escreveu mais seis livros".

Luís Jorge Peixoto Archer nasceu na cidade do Porto a 5 de Maio de 1926. Nesta cidade frequentou o Liceu Rodrigues de Freitas e o Conservatório de Música, onde estudou piano, refere a Universidade do Porto.

Em 1947 licenciou-se em Ciências Biológicas na Universidade do Porto, tendo, pouco depois, ingressado na Companhia de Jesus.

Com 19 anos de idade passou a assistente e começou a dedicar-se à investigação científica. Paralelamente a esta actividade, cumpriu um sonho antigo: tornou-se jesuíta.

Na Companhia de Jesus enveredou pelo estudo das Ciências Humanas, tendo concluído a licenciatura de Filosofia na Faculdade de Teologia em Braga, em 1954.

Em 1960 concluiu uma nova licenciatura, desta feita em Teologia, e foi definitivamente ordenado sacerdote, em Frankfurt, na Alemanha.

O funeral de Luís Archer realizar-se-á, este domingo, estando prevista uma missa de corpo presente às 15horas na igreja do Colégio de São João de Brito, em Lisboa.

ver mais vídeos