óbito

Morreu Duarte Vieira, presidente da CCDR-N

Morreu Duarte Vieira, presidente da CCDR-N

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Duarte Vieira, morreu, esta quinta-feira, no Instituto Português de Oncologia do Porto, confirmou fonte oficial.

José Manuel Duarte Vieira, nomeado para o cargo pelo Governo em fevereiro de 2012, era licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo sistemas de energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O presidente da CCDR-N foi também presidente da comissão executiva do Agrupamento Altavia e administrador das comissões executivas do Grupo Jayme da Costa e da Sociedade Metro do Porto.

De acordo com um comunicado divulgado pela CCDR-N, a cerimónia fúnebre terá lugar na sexta-feira, pelas 15.30 horas, na Igreja do Foco, no Porto.

José Manuel Duarte Vieira, nomeado para o cargo pelo Governo em fevereiro de 2012, era natural da Maia e nasceu a 16 de abril de 1952.

Numa nota enviada à agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, manifestou "profundo pesar pela notícia do falecimento do presidente da CCDR-Norte".

"Do período em que mantivemos contacto, destaco as suas qualidades humanas, o sentido de responsabilidade e uma atitude de cooperação no exercício das suas funções. Deixou também um contributo importante nos resultados recentes da execução do QREN", refere o governante.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo sistemas de energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o presidente da CCDR-N começou por lecionar no ensino superior, tendo depois assumido funções na EFACEC durante 16 anos, onde desempenhou, entre outras, funções de administrador da Comissão Executiva do grupo.

Entre 2000 e 2008, integrou a Sociedade Metro do Porto, enquanto administrador da comissão executiva, tendo ocupado ainda o lugar de diretor geral da Mota-Engil Engenharias S.A. e de presidente da comissão executiva do Agrupamento Altavia.

ver mais vídeos