Sociedade

Nau "Santa Maria" de Colombo terá sido encontrada nas Caraíbas

Nau "Santa Maria" de Colombo terá sido encontrada nas Caraíbas

Investigadores norte-americanos acreditam ter encontrado a nau "Santa Maria" de Cristóvão Colombo nas profundidades do mar das Caraíbas, próximo do Haiti, o que, a ser confirmado, será uma das descobertas submarinas mais importantes.

De acordo com o jornal britânico "The Independent", uma equipa liderada pelo arqueólogo Barry Clifford acredita que os restos da nau estão no fundo do mar a norte do Haiti, depois de ter analisado fotografias capturadas durante uma investigação feita há mais de dez anos, juntamente com outras de uma recente missão de reconhecimento.

"As provas geográficas, de topografia submarina e arqueológica, sugerem que este naufrágio corresponde à famosa embarcação de Colombo, a Santa Maria", afirmou Clifford, cuja equipa realizou, este mês, uma missão de reconhecimento.

"O Governo do Haiti foi extremamente colaborador e agora precisamos de continuar a trabalhar em conjunto para fazer uma escavação arqueológica pormenorizada", referiu. O "The Independent" acrescenta que, até ao momento, a equipa de Clifford, realizou no local várias medições e fotografias.

O arqueólogo acredita que, dependendo do estado da madeira, será possível retirar do fundo do mar os restos da nau para que sejam expostos num museu do Haiti.

Clifford é um dos exploradores submarinos mais experimentados do mundo, tendo realizado estudos de numerosos restos históricos em distintas partes do mundo.

A "Santa Maria" de Cristóvão Colombo encalhou num banco de areia junto ao Haiti na noite de 25 de dezembro de 1492. Por não ter sido possível resgatá-la, a embarcação acabou por ser abandonada.