Limpeza ambiental

Voluntários de 100 países a "limpar o mundo" em 2012

Voluntários de 100 países a "limpar o mundo" em 2012

Uma "acção global de Limpeza Mundial" está a ser preparada por grupos e organizações de voluntários. Entre 24 de Março e 25 de Setembro de 2012, a acção "Limpar o Mundo 2012" vai tornar 100 países mais amigos do ambiente.

Os objectivos principais da campanha são a recolha do lixo depositado ilegalmente e a melhoria da consciência ambiental da população mundial.

"Esta acção não se destina apenas aos amantes da Natureza, destina-se a todo o Mundo que desperta para a realidade de que o desperdício é o recurso mais mal utilizado por toda a parte", disse o estónio e empresário tecnológico Rainer Nolvak, um dos promotores do "Limpar o Mundo 2012", numa nota de divulgação do evento.

Segundo Rainer Nolvak, a filosofia do evento é "muito simples e prática" e assenta na procura de estratégias que permitam resolver a questão ambiental, abandonando-se a política de censura sobre quem polui.

Em Portugal, a acção vai ser promovida pela Associação Mãos à Obra (AMO), mas no resto do mundo são muitos os exemplos de países que também já se estão a organizar.

A ideia teve a sua génese na Estónia com o movimento cívico "Let's Do It! Estónia". A 3 de Maio de 2008, 50 mil pessoas recolheram 10 mil toneladas de lixo em cinco horas, em vários pontos do país.

"A reportagem de vídeo sobre a acção difundiu-se e o modelo de limpeza, num dia, foi replicado em 15 países com resultados surpreendentes: um total de 2,4 milhões de participantes e uma taxa de participação de 4 a 14,7% do total da população por país aderente", lê-se na nota divulgada pela AMOPortugal.

A equipa de "Limpar o Mundo 2012" lança o convite a "todas as pessoas e todos os países que desejem participar nestas Olimpíadas para o Mundo limpo", conta ainda no comunicado, que remete para o site da AMOPortugal.